A leitura é um processo cognitivo e afetivo que permite estabelecer um círculo dialógico. Para isso a biblioteca escolar permite que os leitores construam a sua compreensão através de leituras que lhes permitam participar com as suas experiências as suas apropriações os seus imaginários. É um lugar de encontro que implica conhecer e falar porque é a partir destes diálogos entre vários leitores os textos e as suas culturas que se constrói a compreensão. O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência de leitura literária crítico-criativa a partir da própria biblioteca como espaço relacional para partilhar e aprender entre leituras para encontrar diferentes significados através da partilha de experiências e da troca do que se compreende a partir da individualidade de cada leitura.