O objetivo do tratamento de qualquer infeção deve ser o de iniciar o tratamento o mais rapidamente possível e aliviar os pacientes dos seus sintomas. Os antibióticos e os analgésicos devem ser utilizados apenas em determinados casos e não devem ser administrados a todos os doentes. Com o máximo cuidado e precaução o efeito pretendido e o tratamento bem sucedido das infecções endodônticas podem ser alcançados com a combinação correta da endodontia e da farmacologia.