Um desequilíbrio energético pode levar a doenças nutricionais como a obesidade a diabetes o cancro a anorexia etc. As principais causas destas doenças nutricionais devem-se a uma alimentação deficiente: o consumo de energia não está de acordo com as necessidades e a atividade física. A má alimentação está na origem das doenças nutricionais. Estas doenças são tratadas através de uma dieta que envolve a dietética constituindo uma forma de terapia alimentar. Se não forem tratadas ou se forem mal tratadas estas doenças nutricionais podem levar a complicações graves. Para tal são necessários cuidados multidisciplinares com médicos de clínica geral dietistas nutricionistas psicólogos clínicos etc. que desempenham as suas funções em diferentes domínios.