Os lasers tornaram-se amplamente utilizados na medicina e na cirurgia desde o desenvolvimento do laser de rubi por Maiman em 1960. Os oftalmologistas foram os pioneiros na aplicação de lasers. Desde então os lasers têm sido utilizados em muitas aplicações industriais e científicas o que por sua vez tem estimulou desenvolvimentos novos e inovadores nesta área. A empolgação com essa nova tecnologia também chegou à odontologia. lasers são usados em Periodontia.